O vice-governador Helenilson Pontes e prefeitos da região sul do Pará estiveram na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 21, na tentativa de solucionar a liberação do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), criado para financiar projetos de desenvolvimento regional e social em municípios situados na área geográfica na área da Vale, que foi privatizada em 1997. Ao todo, são 14 municípios localizados nesta área de abrangência podem se beneficiar com os recursos.
Os municípios já receberam um primeiro repasse, o FRD I, no valor de R$ 27 milhões, que por inconsistência das prefeituras no processo de prestação de contas acabou por inviabilizar um segundo repasse. no valor aproximado de R$ 45 milhões, correspondente ao FRD II. Na reunião com o diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social, Guilherme Narciso de Lacerda, ficou acordado que a Instituição irá encaminhar, no prazo de 10 dias, as datas definitivas nas quais os recursos serão repassados para financiamento de obras de pavimentação nos 14 municípios. "Foi uma reunião muito produtiva, na tentativa de receber do BNDES mais recursos para melhorar a condição de vida das pessoas", comentou o vice-governador.
Helenilson explicou que há 14 anos os municípios esperam pela liberação dos recursos, mas devido a entraves burocráticos relacionados à documentação, os mesmos foram inviabilizados. "O Governo do Pará está enfrentando as dificuldades, mas estamos confiantes que no prazo estabelecido teremos um posicionamento positivo por parte do BNDES", ressaltou.
A prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, comentou que, com a ajuda do Governo do Pará, será possível agilizar o processo para que os recursos sejam repassados. Segundo ela, a verba pode ajudar a tirar do papel obras de fundamental importância para a população de Rondon do Pará. "Com a liberação deste recursos faremos a pavimentação asfáltica, que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, principalmente na questão da saúde", explicou.
Entre os municípios que estão situados na área de abrangência e que podem receber os recursos estão Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorados dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Parauapebas, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia.
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário