Páginas

sábado, 12 de junho de 2010

IFPA em Santarém é inaugurado

Uma bonita solenidade marcou a inauguração do prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus de Santarém na noite de ontem, e reuniu autoridades políticas e representantes de órgãos e instituições do município. A mesa de autoridades foi composta pela prefeita Maria do Carmo, por Carlos Martins (deputado Estadual), Edson Fontes (diretor do IFPA), Nélio Aguiar (vereador), Ricardo Geller (presidente da OAB-Stm), Edilza Fontes (Conselheira Estadual de Educação), e Fernando Bastos (diretor geral do IFPA).
Os pronunciamentos foram unânimes no sentido de reconhecerem a importância do Instituto para Santarém e região, tornando o IFPA mais uma vertente do ensino para pessoas carentes e que antes não tinham oportunidade. “Esta é uma obra estruturante porque aponta para o futuro. Interiorizar o IFPA só foi possível devido ao pensamento político do governo Federal que buscou expandir o ensino técnico para os jovens deste país. É pensar em ciência e tecnologia. Estamos dando um grande passo para que Santarém seja um pólo de conhecimento e de ensino de qualidade”, enfatizou a conselheira Edilza.
O vereador Nélio destacou que o IFPA já é um instrumento de transformação na vida das pessoas; uma grande vitória. Ricardo Geller disse que a escolha de implantar o Instituto em Santarém foi acertada, já que aqui existe um povo trabalhador e que tem vontade de crescer. Para o deputado Carlos Martins, “o momento é de geração de emprego, de busca de oportunidades e de transformações sociais”. A prefeita elogiou o trabalho que está sendo realizado pela equipe qualificada do IFPA e de seu orgulho em comandar o município em um momento como este. “O futuro já chegou. O Brasil não é mais o país do futuro. Ele já é o futuro. O presidente Lula olhou para a educação de forma linear e, com sua percepção, tem investido desde a educação infantil até o ensino universitário. Se aqui em Santarém já somos geradores de técnicos qualificados, agora, com o IFPA, poderemos exportar nossa mão de obra”, afirmou Maria do Carmo.
Edson Fontes falou sobre as parcerias, inclusive com o governo municipal. “Há pouco mais de dois anos, em Brasília, quando seria definido em quais municípios o IFPA seria implantado, o apoio da prefeitura de Santarém foi essencial ao disponibilizar uma área para a construção do prédio. Se a prefeita Maria do Carmo não tivesse tido essa sensibilidade e compromisso com a educação, não teríamos vindo para Santarém. Da mesma forma, reconheço todo o trabalho feito pelo deputado Federal Paulo Rocha na concretização desse sonho”, enfatizou o diretor. Até o mês de agosto de 2010, 1.252 alunos estudarão no IFPA

Um comentário:

  1. Olá, eu sou estudante do IFPA Belém de curso superior de Geografia - Licenciatura, gostaria de saber se o IFPA de Santarém terá os cursos superiores? É bem provavél implantarem o Geografia A Distancia, se o fizerem será muito bom, pois é a instituição publica mais avançada em Ead aqui no Pará e com resultados no mesmo patamar dos presenciais em certos casos superiores aos presenciais.

    Espero que não somente o ensino técnico, como também o superior sejam de muita qualidade no campos de Santarém, e que não partilhem das mesmas dificudades que o campos de Belém partilha.

    Pará Forte e unido caminhando junto rumo ao progresso de fato.

    Abraços, Thiago Martins

    ResponderExcluir