Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Valéria Pires (DEM-PA) cogitada para vice de Serra

O nome de Valéria Pires Franco teria sido indicado pelos Democratas à vice-presidência na chapa de José Serra (PSDB). É o que afirma matéria publicada nesta quarta-feira (16), no site da revista Veja. De acordo com a reportagem, Valéria faria parte de uma lista tríplice elaborada pela Executiva nacional do DEM, na qual constariam também os nomes do deputado José Carlos Aleluia (BA) e do senador José Agripino (RN).
Líder do DEM na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado estadual Márcio Miranda não confirma nem desmente a notícia. “Não posso confirmar nem negar. A Valéria estava em Brasília, participando de reuniões com a Executiva do DEM e do PSDB, e esta notícia pode ser algo que surgiu destas reuniões. Ela chegou hoje (16), às 14h. Estarei com ela dentro de uma hora e aí terei melhores informações”, explica o deputado.
Vice-presidente nacional do DEM, Valéria Pires Franco teria participado em Brasília das negociações entre DEM e PSDB para indicação do vice-presidente. “Valéria é um excelente nome. Ela representaria a Amazônia, que é uma questão que tem apelo nacional, mundial até”, considera o deputado.
O líder do DEM avalia que a ex-vice-governadora tem todo o preparo necessário para a função e que o fato de ser mulher pesaria bastante para uma indicação, em uma eleição na qual dois grandes nomes para o cargo de presidente são mulheres: as ex-ministras de Lula Dilma Rousseff e Marina Silva. “O fato de ser mulher acrescenta. Ela reúne vários atributos que a colocam na condição honrosa de representar a Amazônia: ser jovem, ser mulher, sua experiência e a identificação com o social".
Para Márcio Miranda, é difícil mensurar o alcance do nome de Valéria entre os eleitores brasileiros. “O Brasil é muito grande, não sei medir a entrada dela a nível nacional. Mas o DEM nacional a reconheceu, tanto que ela é a vice-presidente do partido. É uma notícia boa para nós do Pará. É um orgulho o simples fato de ser lembrado para disputar a vice-presidência”, finaliza Miranda.

Credenciais

Consultado a respeito da lista, o deputado José Megale, líder do PSDB na Assembleia Legislativa, afirmou desconhecer a indicação, mas considera que Valéria “tem todas as credenciais para desempenhar extraordinariamente bem a função”. “Desconheço essa indicação, mas a vice-governadora é merecedora de todo o respeito por parte do PSDB”, afirma Megale, que se encontra no município de Bujaru.
Indagado sobre o alcance e a influência do nome de Valéria Pires Franco no cenário nacional, Megale admite que a ex-vice-governadora não possui reconhecimento junto aos eleitores brasileiros, mas um bom trabalho de marketing político poderia resolver o problema. “O trabalho dela não é conhecido pelo Brasil, mas, se bem divulgado, seria admirado”, considera.

Indefinição

O PSDB ainda não definiu quem será o vice de Serra e se o nome virá do próprio partido ou do DEM, que deve formalizar seu apoio aos tucanos no dia 30 de junho. Entre os representantes do PSDB, os mais cotados seriam o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), e os senadores Alvaro Dias (PR) e Tasso Jereissati (CE).
Entre os nomes sugeridos pelo DEM, os mais fortes seriam José Carlos Aleluia (BA) e José Agripino (RN). Segundo a Veja, Valéria Pires Franco estaria “correndo por fora”.
Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário