Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Professores estaduais voltam às salas de aula

Após 17 dias úteis parados, os professores da rede estadual de ensino voltaram às salas de aula hoje. A greve, que durou 26 dias, foi suspensa após um acordo fechado entre o governo e o sindicato que representa a categoria. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) definiu que as reposições serão ministradas em um período após o calendário letivo, programado para encerrar no dia 1º de fevereiro de 2011.
Em coletiva após o fim da greve, o secretário Luiz Cavalcante informou que as aulas serão estendidas do dia 02 até 25 de fevereiro de 2011. Segundo Conceição Holanda, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, as aulas deveriam ter iniciado na última quarta-feira, mas, devido ao feriado, apenas hoje a situação será normalizada.

REAJUSTE

Entre as reivindicações que motivaram a greve estavam os ajustes no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), como a questão dos professores AD1 e AD2, que entraram com nível médio, mas possuem nível superior. Eles estavam com proposta de reajuste de 10% ao ano durante quatro anos. Com as negociações o reajuste aumentou para 50% em cinco anos.
Além disso, os professores reivindicavam a garantia do pagamento retroativo da carreira, avaliação de desempenho intercalada, PCCR unificado. A expectativa da categoria é que o PCCR deverá ser votado ainda este mês na Assembleia Legislativa (AL).
“Quarta-feira, o PCCR deve ser aprovado nas três comissões da Assembleia, com possibilidade de votação entre os dias 15 e 16 deste mês”. Por isso, os professores informam que vão paralisar as atividades nestes dias para pressionar a votação. Cerca de 95% das escolas da Região Metropolitana de Belém e as de 84 municípios do Pará ficaram paradas.
Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário