Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Coluna Farol

NÉLIO COBRA NOVO HOSPITAL MUNICIPAL
O vereador Nélio Aguiar (PMN) sugeriu que a Prefeitura de Santarém faça um projeto para a construção de um prédio moderno, destinado a abrigar o Hospital Municipal, com vários andares, ala somente para pediatria, um andar para cirurgias, outro para clínica médica, “que possa realmente atender a necessidade da população”, recomendou.
O parlamentar indica, que além da prefeitura ir aos órgãos dos governos federal e estadual na busca de recursos para a construção desse novo hospital, possa também chamar para o apoio as grandes empresas que atuam na região, citando a Mineração Rio do Norte, Alcoa e Cargill. “Como não existe projeto, não vamos ter um hospital novo e nós vamos ficaremos com o atual municipal, até quando”? Interrogou.

ITAITUBA: O MAIOR E MAIS MODERNO GINÁSIO
Itaituba se prepara para receber neste final de semana, o maior e mais moderno Ginásio esportivo do Pará. A entrega do Ginásio é mais um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Roselito Soares, que após a inauguração deverá renunciar para candidatar-se a Deputado Estadual. A inauguração contará com a presença das principais autoridades do estado.

CARRO NA FRENTE DOS BOIS
O madeireirooo bi-derrotado para prefeito de Itaituba Valmir Climaco está eufórico e já tem como certa a cassação do Prefeito eleito pelas urnas Roselito Soares e do seu vice Silvio Macedo. Tal é a confiança que Valmir Climaco já está reunindo para formar seu secretariado. Essa possibilidade tem deixado os servidores municipais de orelha em pé, pois Valmir Climaco tem histórico de atrasar pagamento de seus funcionários e foi até acusado da prática de Trabalho Escravo pelo Ministro Mangabeira Unger.

VIDA PREGRESSA
Vale lembrar que muita coisa é levada em conta na hora de cassar um prefeito, entre elas está a vida pregressa de quem possivelmente assumirá em caso de confirmada cassação. Quem tem histórico de ameaça lideranças comunitárias, trabalho escravo e citações nas CPIs da Biopirataria e do Narcotráfico e Crime organizado, dificilmente terá o gostinho de ser prefeito através do judiciário.

SOLDADO COM DISTÚRBIO MENTAL É MANTIDO PRESO
O soldado do 53º BIS – Itaituba, Washington Douglas Oliveira Silva, de 22 anos, tendo ingressado no exército no ano de 2006, após ter "surtado" e disparado mais de 19 tiros de fuzil dentro do Quartel, está preso e mesmo apresentando sinais de desequilíbrio emocional e distúrbio mental, já que não come há oito dias e desde a manhã de ontem não bebe água, não tem recebido a atenção devida por parte de seus superiores. Segundo informações obtidas pelo blog o soldado está impedido de sair do quartel para receber atendimento médico e isto tem preocupado familiares e amigos. É notório que o soldado precisa de acompanhamento psicológico e médico, devido seu estado físico, mas ao invés disso, está sendo tratado não como um doente, mas como um criminoso. No 53º BIS, o assunto não é comentado, mas amigos e algumas entidades ligadas a direitos humanos de Itaituba, já começam a se mobilizar para denunciar o tratamento desumano que vem sendo submetido, ferindo frontalmente o princípio da Dignidade da Pessoa Humana, consagrada em nossa Carta Magna.

SANTARÉM: MELHORA RENDIMENTO DA REDE MUNICIPAL
O rendimento escolar dos alunos da Rede Pública Municipal apresentam melhoria do ensino nas escolas municipais de Santarém. No ano passado o índice de aprovação aumentou 1,5% em relação ao ano anterior (2009= 89,7%; 2008= 88,2%), já quanto aos reprovados, em 2009 o percentual foi de 8,5%, contra 10,1% em 2008, representando uma queda de 1,6%. Os dados são do setor de estatística da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). No ano passado, foram 62.121 alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. Atualmente a SEMED trabalha com 457 escolas e Unidades de Educação Infantil (UMEIs), sendo 64 na zona urbana, 160 no planalto, e 233 escolas na região de rios. De 2005 a 2009 os dados apresentam a evolução do rendimento escolar nos últimos anos. Houve aumento na aprovação em 5,1%, e redução no número de reprovados em 3,5%. Ainda é importante ressaltar que nesse período diminuiu o número de evasão escolar. Em 2005 o percentual era de 3,4 e em 2009 foi de 1,8.

MP INVESTIGA FALHA NO SERVIÇO TELEFÔNICO
Em Aveiro, o Ministério Público do Estado, por meio do Promotor de Justiça Maurim Lameira Vergolino, instaurou procedimento administrativo para apurar as falhas nos serviços prestados pela concessionária de telefonia Oi/Telemar, no município e comunidades próximas, principalmente com relação ao funcionamento dos Telefones de Uso Público (TUP), que apresentam defeitos por estarem velhos, obsoletos e sucateados.
Em Itaituba, o problema é a telefonia celular e o MP juntamente com a Câmara de Vereadores realizaram uma audiência pública para a resolução dessa problemática, mas até hoje, as operadoras não corrigiram o problema, ficando a cidade várias horas incomunicável.

JACAREACANGA: SECRETÁRIA VISITA COMUNIDADES
A secretária de Educação Eliane Felline, cumprindo parte de um calendário de visitas às escolas do interior, esteve final de semana passada nas escolas das comunidades garimpeiras de São José e Porto Rico (sábado,13) e na escola da comunidade indígena de Sai Cinza (domingo,14). O objetivo da visita foi conhecer in loco a situação destas escolas. Na comunidade de Porto Rico, a secretária vistoriou a construção onde funcionará a creche e que também será ofertada a educação infantil, bem como constatou a necessidade de fazer uma restauração do antigo prédio da escola são Francisco naquela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário