Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Prefeitura de Jacareacanga faz doações a aldeias

O prefeito Raulien Queiroz doou para a Aldeia Patauazal um motor rabeta 10,5 HP e uma ubá (canoa) em madeira com capacidade para 2 toneladas. A Aldeia Patauazal, fica localizada à margem esquerda do rio Cururu, um afluente do alto Tapajós, distante da sede do município de Jacareacanga aproximadamente 12 horas de viagem de lancha.

O município de Jacareacanga possui mais de 120 aldeias do povo Munduruku, localizadas às margens do rio Tapajós ou nos seus afluentes, como o rio das Tropas, Rio Kabitutu e o Cururu. As viagens dos indígenas à sede do município são constantes, alguns vêm para receber salários, outros para receber benefícios da previdência ou do programa do Governo Federal o Bolsa Família.
Para esses indígenas as embarcações fluviais são os únicos meios de transportes para deslocamento. Numa dessas viagens de retorno, o capitão da Aldeia Patauazal e alguns familiares, estavam retornando a sua comunidade, quando numa corredeira denominada capoeira a embarcação veio a pique, perdendo racho e todos os pertences pessoais, no entanto, por um milagre, não houve vitimas fatais.
O prefeito Raulien Queiroz acionou a Defesa Civil de Jacareacanga e determinou que fossem adquiridas redes, racho e utensílios de cozinha para os indígenas.
No sábado passado, Raulien Queiroz entregou ao capitão Luciano Saw, uma embarcação nova com um motor tipo rabeta de 10,5HP.
ASCOM - PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário