Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Motocicletas são as maiores responsáveis por acidentes em Santarém

Juscelino Ferreira

Números divulgados pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMT) revelam que metade da frota de veículos de Santarém é composta por motocicletas. Esse dado confirma o que se vê diariamente nas ruas da cidade, onde o número de motocicletas é crescente e quase superior ao de carros. Um outro dado importante revelado pela pesquisa da SMT é referente à quantidade de acidentes envolvendo motos: nada mais, nada menos que 80% dos casos. E grande parte desses acidentes, segundo os dados da SMT, ocorre no horário da noite, como o que foi registrado no último dia 23, na avenida Sérgio Henn, onde o motociclista Raimundo João Nunes Cruz, de 56 anos, morreu após ser atropelado por um veículo desgovernado. Nesse mesmo acidente também foi vítima um outro motociclista que sofreu apenas escoriações pelo corpo. “Por aí você percebe que em praticamente todo acidente de trânsito tem uma moto envolvida, mas é bom que se diga que nem sempre o condutor dela é o responsável pelo acidente”, comentou o motorista de ônibus e dono de motocicleta José Luis Marconato.
Já o chefe de fiscalização da SMT, Manoel Pantoja, um dos responsáveis pela tabulação dos dados, maioria dos acidentes está relacionada ao descumprimento da sinalização ou pela imperícia do condutor. Outro fator determinante para a ocorrência de acidentes envolvendo motocicletas é a falta de responsabilidade de alguns proprietários que entregam os veículos nas mãos de pessoa não habilitada. E foi exatamente isso que aconteceu no último domingo, quando o motociclista não habilitado Magno dos Santos Abreu, atropelou uma criança de 08 anos, na avenida Dom Frederico Costa.
Neste caso, assim como naquele em que a vítima foi o senhor Raimundo João Nunes Cruz, ambos os condutores estavam embriagados. A diferença é que no primeiro o condutor da moto foi a vítima e no mais recente o motociclista foi quem deu causa ao acidente.
De acordo com a direção do Hospital Municipal de Santarém (PSM), a menina atropelada na Don Frederico continua internada na UTI daquela casa, em estado grave. A reportagem do diário conseguiu contato com uma tia da criança que confirmou a informação de que Magno estava totalmente embriagado no momento em que atropelou a menina. “Ele estava como se estivesse alucinado”, relatou a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário