Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Campeão inédito da Copa do Brasil sai hoje

Depois de 112 dias e 111 partidas disputadas, a Copa do Brasil finalmente conhecerá seu campeão de 2011, nesta quarta-feira. Coritiba e Vasco entram em campo, a partir das 21h50, no Estádio Couto Pereira, em busca da tão sonhada vaga na Copa Santander Libertadores de 2012. E, mais do que isso, atrás do título inédito da competição nacional.
Na primeira partida, o time cruz-maltino conseguiu uma vantagem considerável, ao vencer, por 1 a 0, em São Januário. O resultado garante o título aos cariocas, mesmo com uma derrota por um gol de diferença, desde que marquem pelo menos um tento. Uma vitória alviverde por 1 a 0 leva a disputa aos pênaltis.
Para ficar com a taça, o Coxa precisará de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. No entanto, no último domingo, o time reserva do Coritiba bateu os reservas do Vasco, por 5 a 1, no mesmo Couto Pereira, pelo Brasileirão. Embora o jogo não tenha sido disputado pelos times principais, ligou o sinal de alerta no lado vascaíno.
Título inédito - Independente de quem levante a taça ao final do jogo, será algo inédito na história do vencedor. Coritiba e Vasco nunca conseguiram chegar a posto mais alto da Copa BR. Quem ficou mais próximo disto foi o Gigante da Colina, que foi finalista em 2006, mas acabou derrotado pelo arquirrival Flamengo.
O Coritiba possuía como melhor colocação, até esta edição de 2011, três semifinais. Em 1991 e em 2001, acabou caindo perante Grêmio. Em 2009, outro gaúcho acabou tirando o Coxa da competição nacional, o Internacional. O fato curioso é que nas três edições o time perdeu para o campeão.
Disputas estaduais - Em relação ao estados, o Rio de Janeiro pode empatar em número de conquistas da Copa BR com Minas Gerais. Os mineiros possuem quatro taças, todas com o Cruzeiro. O Rio possui três títulos, dois com o Flamengo e um com o Fluminense.
Por outro lado, o Paraná tenta conquistar seu primeiro título do torneio para empatar com Santa Catarina e Pernambucano. Os catarinenses conquistaram seu único título com o Criciúma, em 1991. Já os pernambucanos levantaram a taça em 2008, com o Sport.
Os maiores vencedores da Copa BR são os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Os paulista venceram a competição por sete vezes, com Corinthians (1995, 2002 e 2009), Santos (2010), Paulista (2005) e Santo André (2004). Os gaúchos venceram seis, sendo quatro com o Grêmio (1989, 1994, 1997 e 2001) e com Internacional (1992) e Juventude (1999).
Mistério no Coxa - Em relação ao time do Coritiba que entrará em campo, a grande dúvida fica por conta de quem será o substituto de Anderson Aquino. Após arrebentar com o Vasco no domingo, marcando três gols, o jogador terá de cumprir suspensão pelo terceiro amarelo. Leonardo e Marcos Aurélio, recém-recuperado de uma lesão, são os mais cotados.
“O Marcos Aurélio está concentrado e tem condições de jogar, pelo menos um pouco. Mas não vamos divulgar a escalação agora, pois isso vai depender muito das condições do campo e da tática de nosso adversário”, afirmou o técnico Marcelo Oliveira.
Além de Anderson Aquino, o treinador ainda tem de conviver com três importantes desfalques. Os zagueiros Jeci e Pereira e o volante Leandro Donizete continuam contundidos. Apesar disso, os três foram chamados para a concentração, a fim de fortalecer o grupo.
Sinal de alerta - O Vasco tenta manter a tranquilidade após a goleada de domingo. O técnico Ricardo Gomes acredita que o jogo desta quarta será completamente diferente, já que os dois times entrarão com sua forças máximas. No entanto, ele colocou o time carioca em "alerta".
"É outro jogo, é uma decisão. Esse (pelo Brasileirão) também teve sua importância. Perdemos da maneira que perdemos, estávamos defendendo a liderança e acabamos entrando muito devagar em um jogo dificílimo. Fica o alerta, um grande alerta", afirmou o treinador.
Ricardo Gomes pretende segurar a escalação até momentos antes da partida. As principis dúvidas são o lateral-esquerdo Ramón e o atacante Éder Luís, que passaram os últimos dias em tratamento intensivo para suas contusões. Se eles não jogarem, os titulares serão Márcio Careca e Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário