Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Almeirim terá nova eleição para prefeito

Uma nova eleição será realizada para a escolha do novo prefeito de Almeirim, no oeste do Pará. A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os ministros entenderam que é necessária uma eleição suplementar pelo fato de que o número de votos nulos superou a quantidade de votos dados aos candidatos a prefeito em 2008.
Dois dos quatro concorrentes tiveram, depois da eleição, seus votos anulados por causa de indeferimento de registro e cassação de candidatura, o que fez com que o número de votos nulos superasse os válidos.
Um dos eliminados do processo eleitoral foi o candidato eleito, Araci Bentes (PMDB), além do terceiro colocado no pleito, Gandor Hage (PR), que concorria à reeleição. Quem acabou assumindo a prefeitura foi o segundo mais votado, José Botelho (PT).
Dois recursos apresentados por Botelho foram negados. Ele tentou ingressar como assistente no processo em que Gandor teve o registro cassado por juízo de primeira instância.
Relator dos recursos, o ministro Arnaldo Versiani afirmou que não há como o segundo colocado na eleição e atual prefeito do município intervir em processo que diz respeito ao terceiro colocado em 2008, solicitando a sua inclusão como assistente de Gandor Calil, para pleitear a manutenção do registro desse candidato, evitando assim a nova eleição no município.
Vesiani afirmou que a necessidade de realização de eleição no caso, em razão do número de votos nulos ter superado os votos dados aos candidatos a prefeito, após indeferimentos de candidaturas, é algo que faz parte do processo eleitoral.
“O que há realmente são vicissitudes do processo eleitoral e que as cassações do registro de outros candidatos podem resultar em eleição. Mas isso não dá direito àquele candidato que foi eleito ingressar em processos em que não dizem respeito a ele, mas em outra situação jurídica, e intervir como se fosse a parte, para solicitar aquilo que a própria parte não pleiteia”, destacou .
O ministro lembrou inclusive que o próprio Gandor não recorreu da cassação de sua candidatura. “O que seria um fato curioso, pois teríamos o assistente sem o assistido”, disse o ministro Marco Aurélio.
DOL

Um comentário:

  1. Romeu Novaes de fato:
    O BEDEL DA TUCANALHA
    SOBRE DUDIMAR PAXIUBA


    No papel de vestal que o nobre deputado Dudimar Paxiúba tanto preza desempenhar desde que aterrissou em Brasília, o pior de tudo não foi ter usado a tribuna da Câmara Federal quando aquela casa estava vazia. O problema está no objeto de utilização daquele espaço. Com uma realidade como a que Itaituba e região enfrentam, carentes da presença e atenção dos poderes institucionalizados, é uma grande falta de zelo com a população, o nobre Deputado, ao invés de usar a tribuna para reclamar investimentos e melhorias para a região, ter utilizado um momento ímpar e caro como aquele simplesmente para atuar como um pavão de subúrbio, deslumbrado por uma “vitória” que se deve não às virtudes ou qualidades pessoais e políticas do grupo a que ele faz parte, mas à execrável relação de promiscuidade entre o público e o privado, instalada no município de Aveiro por uma horda de políticos salteadores que, como ele, são sectários da velha política de revanchismo e da cultura patrimonialista. Cultura esta, própria dos arrivistas e dos alpinistas sociais. Ou seja, ao protagonizar um episódio tão forreta e deprimente, o tucano sobrepõe suas conveniências políticas aos compromissos assumidos a quando da campanha eleitoral. Joga, assim, na lata do lixo os mais de 20 mil votos que recebeu da população. Tá certo que a população não tinha opção, mas mesmo assim essa quantidade de votos poderia ter valido a pena. Não valeu. Infelizmente.
    Por que será que ele não utilizou a oportunidade para defender a criação do Estado do Tapajós? Ele não utilizou para isto por que tem medo do Zenaldo Coutinho. Em Itaituba o suplente de Deputado Dudimar Paxiúba posa de parlamentar autônomo que não tem “rabo preso”, mas na verdade em Belém e em Brasília ele não passa de um bedel parlamentar da tucanalha.


    Autor: Romeu Novaes

    ResponderExcluir