Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vazamento não causou dano a Flora e a Fauna

No dia 31 de maio um vazamento de óleo foi registrado no porto da Bertolini, quando a empresa realizava a manutenção de um empurrador. O vazamento deixou muitos pescadores sem poder realizar a sua atividade.
"Nossas malhadeiras ficaram tudo condenada, ficou ruim para a gente pegar peixe. Daqui mesmo que a gente sobrevive" – conta o pescador Adailton Santos.
Em toda a área que foi atingida pelo óleo foi realizado um trabalho de contenção com barreiras e mantas de absorção, o que possibilitou que o óleo fosse retirado em pouco tempo.
Segundo a empresa, foram aproximadamente quatrocentos e cinquenta litros de óleo que vazaram nos rios Tapajós e Amazonas chegando a uma extensão de um quilômetro e meio, atingindo o Lago do Maicá.
No lago, considerado ponto turístico e protegido por leis ambientais, muitas famílias que residem no local, e precisam da pesca para sobreviver, ficaram desesperadas. Segundo a ribeirinha Luana Vanessa, o seu esposo logo descobriu o vazamento no momento que ele foi pescar. "Ele foi pescar e ele falou que tinha acontecido o vazamento de óleo, a gente ficou preocupado, porque a gente bebe essa água, a gente se alimenta, faz a comida aí ficou difícil, a gente teve que ir atrás de água mineral" – contou. Ainda segundo a ribeirinha, as equipes contratadas pela transportadora fizeram uma ação rápida. "A gente ficou até mais contente que ia limpar a água de novo. Tudo limpinho, agora ‘tá’ melhor a situação".
Segundo um dos profissionais que realizaram o levantamento na fauna e flora dos locais atingidos pelo óleo, nenhum problema ambiental foi encontrado.
"Na realidade essa coleta de dados vem a provar que realmente não houve nenhum tipo de contaminação, poluição a flora e a fauna do local". – ressalta o geólogo e consultor ambiental, Carlos Alberto Schenato.
O trabalho de contenção já encerrou, e todo o óleo que vazou já foi retirado, porém, por medida de precaução, o monitoramento continuará a ser realizado durante alguns dias. A empresa está se responsabilizando pelos prejuízos causados pelo acidente e, segundo o gerente Juraci Neri, as pessoas que foram afetadas serão ressarcidas.
Portal Notapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário