Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Três municípios paraenses têm novos prefeitos

Os moradores de Aveiro, Brasil Novo e Bujaru escolheram ontem seus novos gestores. No total, compareceram às urnas 28.759, das 37.375 pessoas que deveriam votar nas eleições suplementares promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Após o pleito, Ranilson Araújo do Prado e Maria da Fé Santiago Alvoredo foram escolhidos, respectivamente, prefeito e vice-prefeita de Aveiro, com 49,57% dos votos válidos. Em Brasil Novo foram escolhidos para comandar o município Alexandre Lunelli, da aliança PT, PMDB e PV, e seu vice, Aurino, eleitos com 55,94% dos votos válidos. O novo gestor de Bujaru será Lúcio Bessa, da coligação PT e PC do B, que administrará a cidade ao lado de Jorge Sato. Eles tiveram 62,02% dos votos válidos. O TRE ainda não marcou a data da posse, mas os eleitos devem assumir até o dia 01 de julho e permanecem no cargo até o final de 2012, ano em que serão realizadas as eleições municipais.
As três cidades tiveram que passar por uma nova eleição porque os prefeitos eleitos em 2008 tiveram seus mandatos cassados pelo TRE. A eleição de ontem foi considerada tranquila. Segundo o juiz titular da 87ª zona eleitoral, Avelino Arrais, em Aveiro, ninguém foi flagrado cometendo boca de urna e nenhuma urna apresentou defeito. O único incidente envolvia um ônibus que faz transporte gratuito de passageiros entre as comunidades. O motorista do veículo mudou a rota e passou a fazer um percurso não autorizado pela justiça eleitoral. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o condutor que agia de forma irregular foi substituído.
O juiz titular da 18ª zona eleitoral, Wander Luis Bernardo, conta que foi realizado um trabalho preventivo pela polícia militar em parceria com a polícia federal em Brasil Novo. Graças a esse esforço, nenhum incidente grave foi registrado na cidade, que saiu na frente e antes das 20 horas já conhecia seu novo prefeito. Apenas duas pessoas foram detidas cometendo boca de urna. 'Mas não houve nenhuma situação de violência e nenhuma urna apresentou problema', garante.
A mesma tranquilidade foi sentida em Bujaru. 'Nós não tivemos nenhuma ocorrência policial. A eleição foi toda feita com urna eletrônica e tudo transcorreu normalmente', afirmou Vanessa Ramos Couta, juiza titular da 34ª zona eleitoral.
ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário