Páginas

domingo, 6 de março de 2011

Pará mantém os infratores no trânsito

O Pará aplicou no ano passado 409.381 multas de trânsito, mas só 310 condutores foram punidos com a suspensão (305), cassação (2) ou cancelamento (3) da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Cassação ou suspensão do direito de dirigir dos infratores são apenas 0,07% das infrações registradas, segundo o Detran-PA. A possibilidade de transferir pontos de uma carteira para outra e o processo para se efetivar uma multa fazem com que o número de suspensões e cassações seja muito pequeno em relação à quantidade de multas.
O diretor de Trânsito da CTBel, Elias Jardim, argumenta que os dados do Detran-PA apontam que 30% dos condutores cometem alguma infração e muitos são reincidentes. "Alguns veículos têm mais de 20 ou 30 multas. Com isso, muitas CNHs já teriam ido para o espaço. A gente deveria ter um maior índice de cassações e suspensões, pois isso dá menos de 1% para todo o Pará", constata.
O chefe do Núcleo de Controle de Penalidades do Detran-PA, Ettore Battu Filho, afirma que a nova legislação manterá a possibilidade de transferência de pontos, mas a ideia é torná-la mais trabalhosa. 'Com a mudança na forma de transferir, o número de processos deve aumentar e a quantidade de condutores punidos com a perda da habilitação também.
Muita gente não vai querer passar por toda a burocracia e os pontos não serão tão espalhados', avalia Ettore, ao apontar falta de conscientização e educação dos condutores no trânsito. 'Os condutores precisam respeitar e valorizar a vida, pois, no trânsito, ele precisa se preocupar com a segurança dele e de outras pessoas', lembra.
Muitas das punições ocorrem quando o proprietário empresta o veículo ou quando a venda não foi comunicada ao Detran. "É importante que o condutor sempre leia a notificação de penalidade e obedeça aos prazos descritos. Também é recomendado manter os dados atualizados no Detran", adverte Ettore.
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário