Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Prefeitos definem prioridades para Baixo amazonas e Tapajós

Doze prefeitos participaram do Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado, realizado pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), suas Associações e Consórcios no último sábado (12), na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACES) de Santarém. Na ocasião, os gestores elencaram os principais empecilhos para o desenvolvimento das regiões do Baixo Amazonas e do Tapajós. A partir dos relatos, a Famep consolidará as informações em um relatório que será encaminhado aos governos do Estado e Federal para que tomem conhecimento das agendas propositivas das regiões do Pará.
“Apesar de ser de conhecimento público as necessidades do Baixo Amazonas e do Tapajós, como presidente da Famep, não cabe a mim dizer quais as prioridades dessas regiões, por isso estamos debatendo com quem realmente entende e tem legitimidade para falar desses assuntos”, asseverou o prefeito Helder Barbalho, logo na abertura do evento, referindo-se ao desejo histórico das populações locais pelo asfaltamento da BR-163 (Santarém-Cuiabá) e Transamazônica, além da ampliação do programa Luz para Todos e melhorias na infraestrutura urbana, especialmente na construção de portos hidroviários e aeroportos. Outro tema que preocupa os gestores e que foi levantado durante o Seminário diz respeito ao transporte escolar.
Para a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, os seminários que a Famep vem realizando são importantes para que os governos revejam uma forma mais legítima para a divisão das riquezas do país e do Estado. “Acho que devemos ir além desses eventos regionais e, assim como há a Marcha a Brasília, precisamos fazer uma Marcha dos Prefeitos do Pará a Belém, a fim de que haja um debate junto ao governo do Estado sobre as nossas necessidades”, propôs Maria do Carmo.
Os prefeitos presentes também elencaram como prioridades do Baixo Amazonas e do Tapajós a criação de pólos da Universidade Estadual do Pará (UEPA), ampliação dos sistemas de abastecimento de água, aquisição de ambulanchas e a criação do Estado do Tapajós.
Participaram do encontro, os prefeitos Geraldo Pastana (Belterra); Denilson Batalha (Faro); Valmir Climaco (Itaituba); Henrique Costa (Juruti); Sérgio Pingarilho (Prainha); Marcílio Picanço (Terra Santa) e Danilo Miranda (Trairão); além dos deputados peemedebistas Antônio Rocha e Josefina Carmo.
O próximo seminário da Famep acontecerá nesta terça-feira (15), em Altamira, para os municípios que compõem a região do Xingu.
Famep

Nenhum comentário:

Postar um comentário