Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Santarém receberá recurso para 2 creches e 2 quadras

Sete municípios paraenses receberão recursos do governo federal para construir escolas de educação infantil e quadras poliesportivas cobertas. Eles aparecem na terceira lista de municípios que receberão recursos por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), publicada ontem no Diário Oficial da União. Da relação constam 83 cidades beneficiadas com 138 creches e 74 prefeituras que receberão 117 quadras de esporte escolares. No Pará, serão cinco novas creches e 15 quadras esportivas a serem construídas.
Neste ano, já foram aprovados projetos de 471 municípios para a edificação de 856 creches e de 249 prefeituras para a construção de 454 quadras. Os contemplados fazem parte dos grupos 1 e 2 do PAC 2. O grupo 1 é formado pelas 12 maiores regiões metropolitanas do País e por municípios com mais de 70 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e com mais de 100 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul.
Este grupo inclui cerca de 60% da população brasileira. Dele, fazem parte Santarém, contemplada com duas novas creches e mais duas quadras esportivas; Breves, com uma creche e duas quadras; Tucuruí, com uma creche; Tailândia, com seis quadras; e Paragominas, com duas quadras.
No grupo 2, estão os municípios com 50 mil a 70 mil habitantes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 50 mil a 100 mil habitantes no Sudeste e Sul. Capitão Poço e Igarapé-Miri são os nomes paraenses dessa lista. O primeiro receberá financiamento para a construção de duas quadras esportivas e o segundo para uma, apenas.
O FNDE disponibiliza dois projetos de escolas de educação infantil. O projeto tipo B tem capacidade para 240 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos, e conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. Já o tipo C atende 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.
O FNDE também repassa recursos para a construção de escolas de educação infantil com projetos dos municípios, desde que de acordo com padrões de qualidade exigidos pela autarquia. No caso da quadra de esportes, é disponibilizado apenas um projeto, que deve obrigatoriamente ser seguido.
O Liberal

Um comentário:

  1. Os ladrões do PT vão fazer só a metade das obras , como e de praxe 20% vai pro tal de everaldinho. pENSA QUE NOIS E BESTA É

    ResponderExcluir