Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Paysandu vence e conquista o 1º turno do Parazão

Foi emocionante. O Cametá jogou o que pôde, mas não conseguiu passar pelo Paysandu, que venceu o por 3 a 2 na noite desta quinta-feira (24), para um público de 13.450 torcedores que, ao final da partida, invadiram o gramado do estádio Leônidas Castro, a Curuzu, para comemorar o título do primeiro turno do Campeonato Paraense 2011. Agora o Papão joga na quarta-feira (30), às 21h50, contra o Bahia, no Mangueirão, pela segunda fase da Copa do Brasil
O Paysandu entrava em campo disposto a não deixar que a ‘zebra’ tomasse conta da Curuzu. Ninguém queria que uma derrota como a diante do Salgueiro (PE), pela Série C de 2010, se repetisse. Por isso, a ordem era encarar o Cametá como um adversário a ser batido, apesar da vantagem bicolor de poder perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, levantava a taça do primeiro turno do Parazão.
Para tentar frear o Mapará, que jogava sem o zagueiro Tonhão, suspenso, o Papão estava com seu time completo. O lateral-direito Sidny, o zagueiro Ari e o atacante Rafael Oliveira foram liberados pelo departamento médico e formavam a equipe bicolor que iria tentar a conquista da Taça Cidade de Belém e, consequentemente, vaga na final do torneio e participação na Copa do Brasil de 2012.

1º TEMPO:
No início, pressão do Cametá. O clube interiorano precisava do resultado e, por isso, prendeu o bicola no campo de defesa nos primeiros 10 minutos. Ao dono da casa, restava sair na base do contra-ataque. Aos 15 minutos, o meio-campo Robinho soltou um balaço de fora da área. E de tanto tentar, eis que o gol cametaense saiu aos 19 minutos. O atacante Jaílson aproveitou sobra de defesa do goleiro Alexandre Fávaro e abriu o placar na Curuzu.
Mas não teve muito tempo para a festa da torcida do Mapará. Um minuto depois o atacante Mendes recebeu na entrada da área e chutou colocado, de fora da área, marcando um gol daqueles que paga o ingresso do torcedor: 1 a 1. O resultado igual fez com que a partida ficasse mais movimentada e emocionante. Aos 32 minutos, o atacante Rafael Oliveira aproveitou cobrança de falta e fez, de cabeça, o seu 15º gol na competição estadual: 2 a 2.
E quando todo mundo esperava um jogo fácil para o Paysandu, não é que o lateral-esquerdo Elton Lira fez falta boba e levou cartão vermelho? Com um a mais em campo, logo o Mapará empatou. Aos 39 minutos o lateral-direito Américo chutou de fora da área, a bola desviou na cabeça do zagueiro Ari: Papão 2 x 2 Cametá, placar do primeiro tempo.

2º TEMPO:
Para a segunda metade do embate, o técnico Sérgio Cosme fez uma substituição de volantes: saiu Alisson, para a entrada de Vanderson. O Paysandu jogava com apenas 10 jogadores e via o Cametá voltar para a partida com três atacantes: Balão, Jaílson e Leandro Cearense. Com isso, a pressão dos visitantes seria algo inevitável, o que aumentava a angústia da Fiel, que compareceu em bom número a Curuzu.
Apesar disso, o Clube de Suíço ainda conseguia ter diversas oportunidades. Em uma delas, aos seis minutos, Rafael Oliveira saiu na velocidade e chutou forte. A bola bateu rente a trave, enganando os torcedores, que já comemoravam o gol. Com a saída de Mendes para a entrada de Sandro Goiano, os bicolores tinham dificuldades para articular as jogadas de ataque.
A partir dos 20 minutos, o futebol começou a ser algo escasso. As ações de ambos os times se fixaram no meio-campo, com poucas oportunidades. O Paysandu esperava o apito final do árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, enquanto que o Cametá não conseguia se aproveitar por estar numericamente com a vantagem. O torcedor só veio acordar aos 39 minutos, quando Rafael Oliveira saiu da marcação e quase marca.
Chegando perto do final do jogo, a Fiel, um total de 13.450 torcedores, já fazia a festa. Até que aos 48 minutos o volante Alexandre Carioca sai na velocidade e foi derrubado na área: pênalti. Rafael Oliveira correu, cobrou, e fez o seu 16º gol, se isolando na artilharia do Estadual. Final de jogo: Paysandu 3 x 2 Cametá, placar final. O Papão se sagrou campeão da Taça Cidade de Belém. (Gustavo Pêna, DOL)

Ficha Técnica:

Paysandu: Alexandre Favaro; Sidny, Hebert, Ari e Elton Lira; Alexandre Carioca, Billy, Alisson (Vanderson) e Alex Oliveira (Bryan); Rafael Oliveira e Mendes (Sandro Goiano)
Técnico: Sérgio Cosme
Cametá: André Luis; Américo, Gil, Rubran e Mocajuba (Balão); Wilson, Paulo de Tárcio, Robinho e Leandrinho (Romeu); Leandro Cearense, Jaílson e Gil (Cassiano)
Técnico: Fran Costa
Local: Estádio da Curuzu - Belém (PA)
Cartão amarelo: Elton Lira, Alisson e Mendes (PSC). Paulo de Tárcio, Jaílson, Romeu, Cassiano, Gil e Wilson (CAM).
Cartão vermelho: Elton Lira e Rubran (CAM).
Renda: R$ 253.420 mil
Público pagante: 12.103 torcedores
Público total: 13.450 expectadores
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva
Auxiliares: Lúcio Ipojucan Ribeiro da Silva Matos e Eronildes Sebastião Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário