Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Governo tenta reverter inadimplência junto ao Ministério da Fazenda

Helenilson Pontes, em Brasília, tentando tirar o Pará
da inadiplência junto ao Ministério da Fazenda
Em Brasília, o vice-governador e secretário de gestão, Helenilson Pontes, acompanhado do secretário da fazenda, José Tostes, estiveram em audiência na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para buscar reverter o quadro de inadimplência que o Estado se encontra junto ao Ministério da Fazenda, causada pelo desequilíbrio fiscal de 2010.
Debatida desde abril, quando técnicos da STN estiveram em Belém para fazer a avaliação das metas do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), firmado pelo Estado com a União para 2010, as metas estão entre as prioridades do Governo. Para o vice-governador, a missão agora é de reverter o quadro junto ao Ministério da Fazenda, para a regularização do cumprimento das metas do PAF e a liberação para de novos recursos. “Estamos unindo todos os esforços para retirar o Estado da situação de inadimplência que nos encontramos. Vamos reverter esse quadro, para conseguir recursos internacionais para novos investimentos no Pará”, diz Helenilson.
De acordo com o STN, o Pará descumpriu várias metas do PAF, tais como a meta de Resultado Primário, que poderia chegar ao máximo de R$ 22 milhões negativos e alcançou um valor de R$ 433 milhões negativos em 2010.
Em função dessa situação, o governo está procurando a repactuação das metas com o Ministério da Fazenda, para restabelecer o equilíbrio das finanças do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário