Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Festival do Sairé espera público de 100 mil pessoas em Alter-do-Chão

A vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, oeste paraense, se prepara para realizar uma das mais tradicionais manifestações folclóricas e religiosas do Pará, a festa do Sairé. O ritual expressa a cultura do povo paraense, em especial da tradição dos índios Borari, através das danças regionais, gastronomia, artesanato e outros atrativos da região turística do Tapajós.
O Sairé, principal evento do calendário turístico de Santarém, acontece de 19 a 23 de setembro e deve reunir um público superior a 100 mil pessoas, a maioria turistas do Brasil e exterior. Por fazer parte do calendário de promoção turística do Governo do Estado, executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o evento receberá veículos de comunicação especializados nos principais segmentos turísticos apontados pelo Plano "Ver-o-Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios".
A presidente da Paratur, Socorro Costa, explica que o evento será transmitido pelo grupo Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) que tem distribuição nacional do sinal feito por meio de assinatura digital ou a cabo. Somente na Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima  Amapá, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins) alcança aproximadamente quatro milhões de telespectadores, sem contar com os acessos à programação ao vivo, via internet, que está disponível para todo o mundo.
O município de Santarém faz parte da região turística do Tapajós, que integra, junto com Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu,  as regiões do Pará, definida pelo Plano Ver-o-Pará, que tem como objetivo desenvolver as áreas voltadas para o turismo no Estado, assim como fortalecer e estruturar os segmentos prioritários - cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios - para que haja geração de emprego e renda no setor, direta e indiretamente, não só nas altas temporadas, mas durante o ano inteiro, transformado o Pará em um dos principais destinos turísticos até 2020.
Tradição
A palavra Sairé significa “Celebração e Louvor ao Divino Espírito Santo”. Foi introduzido na região durante as missões religiosas pelos jesuítas ao catequizarem os índios Borari, no século XVII. É representado por um semi-circulo de cipó torcido envolvido por algodão e enfeitado por flores e fitas coloridas. No centro estão três cruzes e em cima, uma  única cruz, representando um só Deus, que juntas simbolizam o Pai, o Filho e o Espírito Santo (forma de uma pomba branca) que integram a Santíssima Trindade. Até meados do século passado, o Sairé tinha significado puramente religioso, hoje, a comemoração, que dura cinco dias, une o sagrado e o profano.
A Festa do Sairé  arrasta centenas de fiéis  pelas ruas da vila de Alter-do-Chão durante os cinco dias do evento. Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a história do boto que seduz a índia, são algumas das atrações do município, que conta também com a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e cor de Rosa – disputa que ocorre há 16 anos, onde cada agremiação se apresenta com pelo menos 10 carros alegóricos animando a plateia, com danças regionais e coreografias. Ao final do concurso uma delas levará o título de melhor boto.
Todos os anos, o município recebe milhares de visitantes e turistas, que ficam encantados com a alegria, natureza, gastronomia, cultura e hospitalidade dos moradores da comunidade. Este ano, além das várias atrações folclóricas e  musicais confirmadas, a novidade é a cantora baiana Ivete Sangalo, que promete animar ainda mais o evento.
Santarém
O município de Santarém, oeste paraense, conhecido como  “Pérola do Tapajós”,  localizado a  850 km de Belém, com área de pelo menos 24 mil metros quadrados, é rota perfeita para lazer, praticar esportes de aventura e percorrer trilhas ecológicas. É possível chegar ao local em uma hora de  avião ou três dias de barco, partindo-se de Belém até a sede do município, onde o turista ou visitante pode desfrutar da bela paisagem, com mais de 100 quilômetros de água doce e barrenta em cor azul-esverdeada do rio Tapajós.
O município possui ao total 1.992 quilômetros de praias exóticas e encantadoras de águas claras que se confundem com o oceano, e a melhor época para visitar o município é o mês de setembro, quando o volume das águas do rio diminui devido a vazante do rio Tapajós, formando bancos de areia, lagos e praias.
Mas, a menina dos olhos de  Santarém é  a vila de Alter do Chão, localizada a 38 km da cidade de Santarém, às margens do Rio Tapajós. Eleita pelo inglês The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo, é um dos destinos mais disputados da região amazônica. O local reserva um atrativo peculiar da natureza: o encontro das águas barrentas do Amazonas com as águas cristalinas do Tapajós, que não se misturam.
O município oferece aos turistas, além do lazer, passeios, trilhas ecológicas e a gastronomia, uma excelente infratestrutura para receber o elevado número de turistas e navios cruzeiros que aportam na região, oferecendo belos e confortáveis pousadas e hotéis com preços acessíveis. Além de todo conforto, os turistas podem acessar a internet de graça, inclusive na praia Ilha do Amor, em frente à vila.
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário