Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sairé 2013


A Prefeitura Municipal de Santarém promoveu nesta segunda-feira, 09 de setembro, uma coletiva de imprensa com a participação das secretarias de: Cultura, Turismo, Mobilidade e Trânsito, Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Coordenadoria de Saneamento Básico em parceria com a Coordenação do Çairé 2013 em Alter do Chão e representantes dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Durante o encontro a Coordenação do Çairé apresentou a programação oficial. Este ano a apresentação dos Botos será realizada em uma única noite, sábado, 21. Nas outras noites de festival serão realizadas apresentações regionais de danças características do Çairé e shows culturais, bem como as atrações nacionais Ivete Sangalo (sexta-feira, 20) e Oba, oba, Samba Hause (sábado, 21). A programação oficial começa no sábado, 14, às 8h, com a busca dos Mastros. Na quinta-feira, 19, a Cerimônia de Abertura Oficial com Ritual de Busca e Levantamento dos Mastros.
A imprensa também teve acesso ao esquema montado pela prefeitura para garantir, segurança, conforto e qualidade de serviço aos brincantes do Çairé. A Secretaria Municipal de Infraestrutura tem desenvolvido ações nas ruas da Vila de Alter do Chão e na Praça do Çairé para garantir acessibilidade. A Coordenadoria de Saneamento Básico, vinculada a SEMINFRA, elaborou esquema para a coleta de resíduos, mapeando pontos estratégicos onde devem ser intensificadas as ações de limpeza e coleta de lixo.
A Secretaria Municipal de Turismo vai desenvolver durante o festival uma pesquisa para analisar e avaliar a demanda turística nesse período, além disso, os técnicos da SEMTUR vão estar prestar informações no CAT – Centro de Atendimento ao Turista e na Praça 7 de setembro.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito vai atuar na orientação e fiscalização do trânsito na Rodovia Everaldo Martin e na Vila balneária. A SMT também fiscalizará o fluxo de ônibus com destino e saída de Alter do Chão. 70 coletivos devem ser disponibilizados nos dias de festival e não haverá alteração na passagem.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem trabalhado em parceria com a Coordenação da Festa e Alter do Chão para a escolha das árvores que serão usadas na Cerimônia dos Mastros. A SEMMA tem montado um esquema para coibir veículos na praia e abusos quanto a uso de som automotivo e em residências.
Além da Unidade de Saúde 24 Horas, Secretaria de Saúde vai atuar com mais dois veículos um ônibus para atendimento básico e a ambulância do SAMU será disponibilizada à noite. A equipe do CTA-SAE Centro de Testagem e Aconselhamento vai atuar com ações de orientação, prevenção e testagem.
CCOM - PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário