Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Itaituba é beneficiada com Programa Mais Médicos

Uma recepção calorosa marcou a chegada em Itaituba das médicas cubanas Migdalia Cuella Aguila e Migdalia Mena Alvarez contratadas pelo Programa Mais Médicos. No aeroporto elas foram receberam as boas vindas do coordenador da Funai Saw Munduruku; representante do Conselho Distrital de Saúde Indígena Edmilson Kuruan; coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indigena do Tapajós Cleidiane Carvalho; Alderino Cardoso chefe da Divisão de Atenção a Saúde indígena; secretária municipal de saúde Horenice Cabral; presidente do Conselho Municipal de Saúde Manoel das Graças, vereadores João Paulo e Iamax Prado  e indígenas Munduruku.
Na solenidade o hino nacional foi cantado em português e em munduruku pelas crianças indígenas. O Programa Mais Médicos atende as demandas da população nos lugares mais distantes e de difícil acesso. As médicas Migdalia Mena Alvarez e Migdalia Cuellar Aguila vão trabalhar nas aldeias de responsabilidade do Dsei Tapajós, especificamente com indígenas das etnias Munduruku e Kaiapó. 

A médica cubana Migdalia Alvarez disse que está ansiosa pelo início do trabalho com os indígenas. Ela evidenciou que sua atividade na Amazônia, especialmente com a população indígena  será uma experiência enriquecedora.
O DSEI Rio Tapajós está localizado no oeste do Pará, percorrendo o leito do Rio Tapajós, de norte a sul. O distrito atende uma população de 9.047 índios. A etnia mais populosa do distrito é a Munduruku.
Mais Médicos
O Pará foi o estado que mais recebeu médicos cubanos. Sessenta e dois médicos participaram em Belém de várias palestras com representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Eles receberam orientações gerais sobre o funcionamento do SUS, os programas de atenção básica e também sobre as características do atendimento à saúde do Pará, bem como, os tipos de doenças mais comuns na Amazônia, e também aprenderam um pouco sobre a realidade dos municípios onde irão trabalhar.
O programa “Mais Médicos” do governo federal tem como objetivo principal ampliar o número de profissionais de saúde em municípios do interior brasileiro e nas periferias  das grandes cidades.



Fonte: Gilson Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário