Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Doação de Sangue, Medula Óssea, Tecidos e Órgãos deve virar lei em Santarém

Um projeto apresentado na Câmara, pelo vereador do PPS, Dayan Serique, deve amenizar os grandes problemas enfrentados nos hospitais e no Hemocentro de Santarém, no que diz respeito à falta de sangue. E também, promete contribuir com a conscientização e aumentar o número de doadores de órgãos, tecidos e medula óssea, no município de Santarém.
No Projeto de Lei, o parlamentar sugere uma série de vantagens para os referidos doadores, como por exemplo, a isenção do pagamento da taxa de inscrição em concurso público municipal. A ideia é estender esse benefício para outras taxas e impostos da esfera municipal, como o próprio Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Conforme explicou o vereador, a isenção em concurso público municipal deverá ser exclusiva para doadores voluntários regulares de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea.
Falta de conscientização
A partir da proposta, o vereador Dayan Serique quer estimular a sociedade a se preocupar mais com a saúde pública. “Ainda há pessoas que só percebem a importância da doação de sangue ou de órgãos, tecidos e medula óssea, quando algum parente ou amigo precisa”, lamentou o parlamentar. Ele chamou a atenção para os inúmeros óbitos decorrentes, principalmente por conta da falta de sangue nos hospitais e no próprio hemocentro.
Vale ressaltar que já existe um parecer favorável na comissão de constituição e justiça o que facilita ainda mais a aprovação imediata. Depende apenas da sanção do executivo.
“A doação voluntária é fundamental, por isso precisamos propagar a importância do caso para os benefícios de toda a sociedade”, acrescentou Serique.
Doadores
É considerado doador voluntário regular de sangue aquele registrado no hemocentro da cidade, identificados por um documento oficial do Hemopa. Já os doadores de órgãos, tecidos e medula óssea são o que possuem documento que comprovem a doação. Neste caso, a família deve está plenamente consciente dessa declaração.
Esse tipo de doação ganhou proporção nos últimos anos, inclusive uma campanha alusiva ao mês do doador de órgãos e tecidos para transplante, vem sendo realizada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas.
Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário