Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Blogueiros criam associação pioneira em Santarém

Diretoria da Abop
Aconteceu ontem, 07, a posse da primeira diretoria da Associação dos Blogueiros do Oeste do Pará (Abop). A iniciativa é considerada inédita, pois não se tem conhecimento de outra entidade semelhante em toda a região Norte. O objetivo é unir uma nova espécie de categoria, que surge em meio ao fenômeno da internet, e contribuir com os principais debates necessários ao desenvolvimento da região.
A solenidade aconteceu no auditório do Barrudada Tropical hotel e contou com a presença de jornalistas, blogueiros e autoridades locais.
Na ocasião, o presidente da Abop, Marcos Santos, disse que a ideia de criar a Associação surgiu após várias discussões entre os adeptos da ferramenta que a cada ano que passa ganha novos usuários. “A expectativa agora é para a apresentação do Estatuto da Associação que, inclusive, dará destaque para o Código de Ética da categoria”, disse Santos.
Em pronunciamento, o presidente deixou claro que qualquer blogueiro da região pode se associar. “Nosso interesse é fortalecer os membros da blogosfera que tem aumentado significativamente nos últimos anos”, disse ele, informando que a intenção é contemplar os associados com uma série de benefícios, principalmente voltados para qualificação, diferente do que acontece com o Sindicato dos Radialistas.
A moda dos Blogs começou no ano de 1999, quando muitos blogueiros passaram a construir blogs para tratar sobre diversos assuntos, alguns para fazer um “diário virtual”, outros para fazer humor, política, e assim por diante.
De acordo com o conselheiro fiscal da Abop, Alailson Muniz, hoje existem mais de trinta blogs ativos em Santarém. “Hoje, muitos profissionais, jornalistas ou não, utilizam blogs para divulgar produtos através de um marketing viral ou simplesmente anunciando o produto via banner e contam histórias diversas imitando um jornal impresso ou uma revista”, disse Muniz.
Vereador Dayan Serique, durante pronunciamento.
Para o vereador Dayan Serique, que participa da Associação como diretor Social, é grande a importância dos blogs. Entre as vantagens apontadas por ele, está a velocidade da notícia. “Muitos blogs, hoje, servem de pautas para emissoras de rádio e tv”, afirmou Dayan que desde, 2006, alimenta o faroldotapajos.com.br, um dos blogs considerados de referência na região Oeste do Pará.
O próximo passo será a inauguração da sede da Associação, que funcionará em uma sala do Barrudada Tropical Hotel. No local todos os associados terão vez e participação das discussões e elaborações de projetos.
Diretoria
Presidente: Marcos Santos
Vice-Presidente: Nelson Vinennti
1o. Secretário: Hiromar Cardoso
2o. Secretário: Elias Júnior
Tesoureiro: Sidnei Rocha
Diretor Jurídico: Nonato Lima
Diretor de Comunicação: Juscelino Campos
Diretor Social: Dayan Serique
Conselho Fiscal: Alaison Muniz, Bruna Jaqueline, Geovana Katrine e Andriene Moura.
Texto: Núbia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário