Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Câmara realiza sessão especial para discutir políticas públicas contra o câncer

As estatísticas comprovam: o câncer de mama é hoje a segunda causa de morte entre as mulheres no Brasil. E mesmo num mundo globalizado ainda há rejeição por parte dos familiares e amigos das vítimas. O Dr. Herbert Morech, diretor geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas - HRBA,  garante que isso ocorre por falta de preconceito e informação. Ele foi um dos convidados que atendeu ao chamado da Câmara Municipal de Santarém para participar da sessão especial sobre o câncer de mama, que reuniu diversos profissionais da saúde pública e privada do município. O evento aconteceu hoje, 15, e contou com a presença de pessoas dos diversos segmentos da sociedade que foram ouvir de perto o trabalho que está sendo feito para que o tumor seja combatido precocemente.
O maior desafio é aumentar o número de mamógrafos no município. Vale ressaltar que, apenas o Hospital Regional dispõe do aparelho para atender as pacientes da região Oeste do Pará. O trabalho de conscientização também é considerado fundamental para amenizar o índice de mortalidade. A doença tem alta chance de cura quando descoberta no início. Por isso, toda mulher, acima de 40 anos, precisa fazer mamografia, anualmente.
Um projeto de lei apresentado, recentemente, pelo vereador Dayan Serique (PPS), se aprovado pelo executivo, permitirá que a partir dos 40 anos, as trabalhadoras do serviço público do município de Santarém, sejam dispensadas do trabalho, durante um dia no ano, para que elas possam realizar o exame.
Segundo o vereador, o projeto tem o objetivo de previnir e detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, uma vez que descobertas precoces de cânceres mamários, por meio da mamografia aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.
Em 2012, a jornalista Leíria Rodriques (39) descobriu que estava entre as vítimas do câncer de mama. Desde lá, ela luta contra a doença que já atingiu mais de 50 mil mulheres no Brasil. Para ajudar vítimas que estão em tratamento a jornalista criou o “Amigos do Peito”, um grupo que também desenvolve trabalhos de prevenção para levar conhecimentos as mulheres que não tem a doença.
Vale ressaltar que, o câncer de mama não é uma doença exclusiva das mulheres. De acordo com Morech, seis homens já foram diagnosticados com a doença e devidamente tratados. Hoje, o HRBA dispõe de estrutura suficiente para o tratamento do câncer. O diretor parabenizou a Câmara por ter abraçado a causa.  
Por: Núbia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário