Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

UFOPA deverá ser nova gestora do navio-hospital Abaré I

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) deverá ser, no próximo ano, a nova gestora do navio-hospital Abaré I, embarcação que atua no atendimento à saúde de populações ribeirinhas dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, no Oeste do Pará. A proposta foi apresentada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao reitor José de Seixas Lourenço, em reunião realizada no último dia 18, em Brasília, e aceita pelas instituições de ensino superior que têm interesse em participar do Programa de Saúde Fluvial do Ministério da Saúde. 
Fator determinante para a escolha da UFOPA foi a proposta preliminar de criação do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO), que formará profissionais da área de saúde com foco diferenciado na atenção primária à saúde da família e das comunidades de periferia das cidades, com equipes multidisciplinares. A proposta inclui a oferta do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva, seguindo o modelo acadêmico da UFOPA. No documento, entregue pelo reitor ao Ministro, a Universidade também se dispunha a atuar como facilitadora para a atuação do navio Abaré I.

A UFOPA agora deverá apresentar, até o final deste mês, ao Ministério uma proposta de operação da embarcação, bem como elaborar um termo de adesão das instituições de ensino superior que o utilizam ou venham a utilizá-la como hospital-escola. Além das instituições que já fazem uso do navio, UEPA, USP e Unifesp, a ideia é abrir a parceria a outras instituições de ensino que queiram atuar na área, bem como a organizações não-governamentais.
Fonte: oestadonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário