Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Loteamentos devem ser planejados para evitar caos social

O processo de expansão e crescimento urbano de Santarém não deve deformar a paisagem urbana do município nem trazer o caos social. O alerta é do vereador Dayan Serique (PPS) que falou sobre o assunto na tribuna da Câmara Municipal.
O parlamentar cobrou mais discussões e planejamento sobre a criação de novos loteamentos na cidade, fato que está se tornando corriqueiro em Santarém. "Muitos empreendimentos estão sendo criados, ou já foram. Outros estão sendo anunciados. Esse tipo de atividade mexe totalmente com a gestão da cidade, pois exige políticas públicas para várias áreas", argumentou Serique.
O vereador usou como exemplo o loteamento da empresa Buriti, às margens da rodovia Fernando Guilhon, que foi embargado pela justiça estadual e, atualmente, passa por ajustes e exigências feitas pelas Secretarias de Meio Ambiente de Santarém e do estado do Pará. "Santarém precisa de empreendimentos que comecem de maneira correta e terminem de maneira correta. Alguns projetos não deixam espaço para atividades públicas como praças e postos de saúde. No futuro, isso será um caos para os moradores. Outros não têm projetos de mobilidade de trânsito nem de impacto de vizinhança", alertou Serique.
Para Dayan Serique, os loteamentos devem obedecer aos critérios de infraestrutura básica. "Isto é, que disponha de redes de esgoto, de abastecimento de água e de energia elétrica, bem como de equipamentos para escoamento de águas pluviais, iluminação pública, etc.", pontuou.

De acordo com o parlamentar, o mau planejamento pode ocasionar o fenômeno da "favelização", muito visto em cidades do Sudeste do país, e trazer o caos social para famílias. "O parcelamento e a ocupação do solo tem como objetivo desenvolver as atividades urbanas, bem como a concentração equilibrada de pessoas e, tal parcelamento e ocupação devem ser estimulados e orientados pelo poder municipal para o bom desenvolvimento urbano, rural e industrial do próprio município, mediante controle do uso e aproveitamento do solo", finalizou Serique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário