Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Governo apresenta a intercement as vantagens para Santarém receber Fábrica de Cimento

O prefeito Alexandre Von e comitiva estiveram reunidos na manhã de ontem, 22, com os executivos da empresa InterCement - Marco Antônio Zangari – diretor de Planejamento Estratégico – e Nilton Terron – gerente de Desenvolvimento de Negócios. A empresa – subsidiária do Grupo Camargo Corrêa -  tem planos de instalar sua primeira fábrica de cimento na região Norte do país – Santarém e Manaus estão na disputa. Durante a reunião, o gestor santareno reiterou as vantagens do município, considerando a geografia, os acessos à área portuária e as instituições de ensino que trabalham na qualificação profissional. A InterCement vai anunciar no primeiro trimestre de 2014 a cidade que receberá o empreendimento.
O prefeito mostrou aos executivos as diferenças em relação a Manaus, principalmente, levando-se em consideração os acessos à área portuária, pela BR-163 que liga Cuiabá a Santarém. Outro fator positivo citado é proximidade com o município de Monte Alegre, onde estão localizadas jazidas de calcário. Segundo o gestor santareno, a empresa necessita de uma área fora do perímetro urbano – de aproximadamente 50 há – para implantar seu complexo industrial.
“A nossa sugestão é que este complexo esteja localizado nas imediações da área de influência da PA-370 [Rodovia Santarém-Curuá-Una]”, informou o prefeito.
Von também destacou a atuação das instituições de ensino – UFOPA e IFPA – que são parceiras da Prefeitura e serão importantes instrumentos para formar mão de obra qualificada, de acordo com a demanda apresentada. O prefeito também citou a Escola de Educação Profissional Tecnológica do governo do estado do Pará – que está sendo construída na confluência das Rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins – que vai desempenhar importante papel na qualificação profissional.
O investimento total está orçado em R$ 800 milhões e está dividido em duas fases. A primeira – fase de instalação – orçada em R$ 400 milhões, vai gerar 1450 empregos, entre diretos e indiretos.  Depois de pronta, a fábrica deve absorver mais 450 trabalhadores – 150 diretos e 300 indiretos. A produção inicial é de 900 mil toneladas de cimento por ano. O diretor de Planejamento Estratégico, Marco Antônio Zangari, informou que a empresa já detém um terreno para atracadouro no município de Santarém - localizado no bairro da Prainha, após o Parque de Exposição Alacid Nunes. “Quando iniciamos os estudos há aproximadamente três anos havia uma competição de espaços para operações portuárias junto ao rio [Tapajós]. Portanto nós buscamos adquirir nosso espaço na área, para nossa operação logística”, explica Zangari.
A empresa também necessita de área para atracadouro no município de Monte Alegre, onde estão localizadas as jazidas de calcário. A InterCement já controla os direitos de exploração mineral em uma área de 10 ha, dentro do município. 
Após visitar Manaus e conhecer a estrutura e os atrativos oferecidos pela cidade, a InterCement considerou como pontos chaves, para a escolha da sede de sua fábrica: a disponibilidade de reservas de calcário em volume e em condições de exploração adequadas, próximas ao centros consumidores. Condições ideais de logística, com integração em diferentes modais de transporte. “Rodovias e ferrovias adequadas ou com fluxos que possam ser fluviais, mas que em distâncias razoáveis permitam atingir o maior número de mercados consumidores possíveis”, ressalta Zangari.
Ainda nesta terça-feira, 22, os executivos da empresa conhecerão de perto a área portuária de Santarém e as vias de acesso.
Energia
O prefeito avaliou a questão energética como gargalo e informou aos executivos que no próximo dia 29 está confirmada a realização de uma audiência, com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília, com a participação de lideranças comunitárias e empresariais, prefeitos da região, vereadores, deputados estaduais da bancada paraense, deputado federal Lira Maia, senadores do Pará e Maranhão e o governador do estado Simão Jatene. Na ocasião será defendida a antecipação do calendário para que o governo federal implante um segundo linhão em alta tensão com 230 KV do Xingu para Santarém.
“É a solução definitiva da nossa energia e a empresa vai conhecer e monitorar a estratégia que será adotada. Nós temos certeza que esse empreendimento pode ser a largada de um grande distrito industrial que pretendemos implantar em Santarém”, pondera o prefeito. 
Fonte: PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário