Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Vereador propõe que seja criado Frente para lutar contra falta de energia

A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta quinta-feira, 03, uma audiência pública para tratar sobre a falta e oscilação de energia elétrica em Santarém e região, além do rebaixamento do linhão de tucurui para atender os municípios da calha norte.
Conforme o cronograma da Eletronorte e da Celpa Equatorial, a solução para o problema de energia no Oeste do Pará está prevista somente para 2016, o que revoltou as autoridades e a população presente ao evento.
O vereador Dayan Serique lamentou não ter recebido nenhuma notícia boa, dos representantes das empresas fornecedoras de energia e se mostrou indignado com o descaso do governo federal.
“Fomos enganados, a empresa não tem capacidade para gerar energia para a população. É um absurdo ver a energia passar por municípios fortes e nas nossas casas não sermos beneficiados com o serviço, da forma como deveríamos”, disse o vereador.
Serique sugeriu que seja criada uma Frente (comissão formada por empresários, políticos e entidades e sociedade em geral) para ir até Brasília pressionar o Ministério das Minas Energia a tomar providências para o caso, e ainda que seja feita uma Nota de Repúdio, uma vez que há 14 anos, com a implantação do Tramoeste foi garantida energia em alta potência para a região, o que acabou sendo um verdadeiro engano a população que até hoje sofre com as constantes interrupções de energia.

Para o prefeito Alexandre Von, a solução definitiva para o problema é antecipar a capacidade de transmissão da energia de Tucuruí para o município. Von confirmou presença na comissão que planeja o mais rápido possível, tomar providências para que a população não seja mais lesada com as constantes falta de energia.
A solução definitiva para o problema é ampliar a capacidade de transmissão do linhão implantado no final da década de 90, de 138 kV para 230 kV, para evitar prejuízos tanto para a população, quanto para as empresas que estão ou pretendem investir na região.

Participaram da audiência, o prefeito Alexandre Von, juntamente com os prefeitos de Juruti, Marquinho Dolzane; Terra Santa, Marcílio Picanço; vice-prefeito de Almerim, Oracy Miranda; deputados estaduais Nélio Aguiar e Josefina Carmo; deputado federal Lira Maia; secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr.; vereadores de Santarém, Óbidos, Oriximiná, Curuá, Mojuí dos Campos e Itaituba, além de representantes da sociedade civil, Eletronorte e Celpa Equatorial. 
Fonte: Núbia Pereira/Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário