Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dayan Serique quer frear avanço de IES não credenciadas pelo MEC em Santarém


Dayan Serique: ensino superior.
O vereador Dayan Serique (PPS) usou hoje seu tempo de bancada na tribuna da Câmara Municipal para cobrar da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) mais empenho em levar o ensino superior ao interior do município de Santarém, principalmente às comunidades de rios e do planalto. O objetivo é frear o avanço de Instituições de Ensino Superior (IES) que não possuem credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e estão prejudicando vários jovens no município. O caso já motivou inclusive várias ações judiciais por parte do Ministério Público do Estado (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF).

"Queremos mais empenho na interiorização da UFOPA, da UEPA e do IFPA em levar seus cursos para o interior de Santarém. Nossos jovens das regiões de rios e do planalto estão pagando para serem enganados. Enquanto isso, nós temos aí renomadas instituições de ensino superior que oferecem cursos gratuitos. Elas foram criadas com esse objetivo de levar conhecimento ao interior da Amazônia, mais especificamente de Santarém", argumentou Serique.

Recentemente, várias ações foram movidas pelo MPE e pelo MPF contra universidades que oferecem cursos de ensino superior sem possuir a certificação do MEC. Algumas decisões da justiça foram favoráveis aos pedidos dos órgãos ministeriais. Existem casos de estudantes que já se formaram, mas que não poderão exercer a profissão ou provar que concluíram a graduação, pois não terão os devidos diplomas referendados pelo MEC. “Além disso, representa prejuízo financeiro, pois as mensalidades chegam a custar mais de duzentos reais”, justifica o parlamentar.

A partir do momento em que as instituições públicas evitam o avanço de universidades ilegais, elas também estão cumprindo suas funções sociais, acrescentou. “As universidades têm que se interiorizar. O IFPA, por exemplo, pode oferecer cursos técnicos que estejam diretamente relacionados à nossa realidade local como técnicas de criar peixe e de produzir farinha. Possuímos uma imensa riqueza natural que pode ser infinitamente valorizada se dominarmos a técnica também. Esse tem que ser o papel dessas universidades. O interior é sedento de conhecimento”, pontuou Dayan Serique.

Ao finalizar o seu discurso, Dayan Serique lembrou que a UFOPA passa atualmente por processo eleitoral para escolha de novo reitor. Ele sugeriu que os candidatos venham a público declarar a intenção de levar os cursos da instituição às regiões de rios e do planalto santareno. “Que os candidatos formalizem a proposta durante as campanhas e declarem em público essa intenção”, finalizou.


Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário