Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cinturão verde vai fortalecer economia doméstica e alimentação saudável

A criação de um Cinturão Verde que fomente a produção de hortifrutigranjeiros na zona urbana do município de Santarém. Essa ideia tem sido defendida pelo vereador Dayan Serique (PPS) que pretende apresentar projeto de lei na Câmara Municipal. "O objetivo é, por meio da proteção ao meio ambiente, fortalecer a economia do município e proporcionar opção barata de alimentação saudável aos santarenos", justifica Dayan Serique, acrescentando que várias cidades no mundo já se anteciparam e seguem o modelo. "Não só cidades, como São Paulo e Maceió, mas países como o próprio Estado Unidos tem o seu cinturão verde. É uma ideia que casa com o desenvolvimento das cidades emergentes", acrescenta.
O parlamentar explica que o Cinturão Verde seria uma faixa dentro da cidade onde existem propriedades que cultivam hortifrutigranjeiros e abastecem os mercados, feiras, restaurantes e empresas do município. "Dentro do projeto faremos algumas especificações como estímulos aos produtores. Vamos sugerir a isenção de IPTU, por exemplo. Também será proibida, dentro dessa faixa, a instalação de atividades que degradem o meio ambientem ou dificultem ou contaminem a produção dos alimentos", explica Dayan Serique.
A área que vai integrar o cinturão será delimitada por meio de estudos e do mapeamento das propriedades que se enquadram dentro dos critérios. Algumas já são de conhecimento público e alguns bairros como a Área Verde já tem tradição no assunto. Para colher informações e buscar parcerias que fortaleçam a ideia, o vereador visitou a chácara do senhor Jaime Calimam, 62 anos, no bairro Área Verde. Calimam é responsável por índices produtivos que causam inveja a qualquer produtor rural do país.
Num espaço de 1,8 mil hectares, o produtor planta, colhe e processa frutas e hortaliças. A maior parte da produção é de abacaxi, taperebá, goiaba e acerola.
Para ser ter uma ideia, enquanto a média brasileira de produção (pé/ano) é de 136 quilos, o senhor Jaime colhe 210 quilos (por pé/ano), em sua propriedade. O produtor não utiliza agrotóxicos e vende toda a produção em Santarém.
O conhecimento adquirido ao longo dos 12 anos de trabalho faz de Jaime Calimam um dos maiores conhecedores da atividade doméstica de hortifrutigranjeiros em Santarém. Ele informa que existem na cidade mais de 130 hortas e que o Cinturão Verde é bem vindo. "Temos que agregar a produção. Quem planta frutas que possam produzir polpas, por exemplo. Essa área do Cinturão Verde é uma ideia excelente que pode ajudar a estimular a produção e quem ganha é a população, com a oferta de alimentos saudáveis e produzidos aqui, o que os tornará mais baratos", pontua Calimam.

Dayan Serique afirma que exemplos como o de seu Jaime devem ser estimulados e informa que está mantendo contato com outros produtores, além de buscar apoio junto aos órgãos ligados ao setor, como Emater, Sagri e Semap, para levar conhecimentos técnicos aos produtores. "Exemplos como o de seu Jaime é que vamos estimular com o Cinturão Verde. Quem ganha é a cidade, a população, nossa economia e o meio ambiente. Vamos apresentar em breve esse projeto de lei à Câmara Municipal", finalizou Serique.
Por: Alailson Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário