Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Câmara Municipal realiza sessão especial para votar Lei de Incentivo à Doação de Órgãos



Na manhã desta terça-feira, 2 de outubro, a Câmara Municipal de Santarém realizou a votação do Projeto de Lei para Incentivo a Doação de Sangue, Medula Óssea e Órgãos, Projeto de Lei de autoria do vereador Dayan Serique. Atualmente mais de 260 pacientes crônicos renais aguardam pela doação de um rim, transplante que poderá devolver a qualidade de vida aos pacientes que não necessitarão mais dispor de até 12 horas semanais interligados em uma máquina de diálise no município de Santarém nos Hospitais Municipal e Regional.
Com a aprovação do Projeto de Lei, o município de Santarém passará a ter Lei de Isenção de Impostos, como o próprio IPTU, além da taxa de inscrição em concursos públicos. Em Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) já realiza desde abril de 2012 a captação de múltiplos órgãos para transplantes, por meio da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que futuramente atuará como Organização à Procura de Órgãos (OPO) que terá abrangência em Santarém e toda a região do Oeste do Pará e adjacências.
De 2012 até setembro de 2013 já foram realizadas seis captações de múltiplos órgãos, doações que só são possíveis graças à sensibilização de familiares que autorizam a doação. Durante todo o mês de setembro aconteceu em Santarém uma programação alusiva ao mês de doador voluntário de órgãos e tecidos para transplantes, programação que culminou com a realização da I Caminhada de Sensibilização sobre a Doação de Órgãos, na sexta-feira, 27, Dia do Doador Mundial e também Nacional, data em que aconteceu o primeiro transplante hepático (fígado) da região norte, órgão captado em Santarém de um doador de Santarém e transplantado em um paraense.
Fonte: HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário