Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Professores do SOME pedem apoio dos vereadores

Há 23 dias em greve, os professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), participaram de uma audiência, intermediada pelo vereador e professor Dayan Serique (PPS), na Câmara Municipal de Santarém, com a finalidade de conseguir apoio dos demais vereadores, para sensibilizar o governo do Estado a aceitar as reivindicações que estão sendo feitas, principalmente para a região Oeste do Pará.
Só na região, 125 professores fazem parte do SOME. Eles atuam em 57 comunidades dos municípios de Belterra, Aveiro, Mojui dos Campos e Santarém. Eles aderiram a greve, deflagrada em Belém, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – Sintepp, e afirmam que a decisão não é por questões salariais e sim, pela qualidade do ensino.
Entre as reivindicações dos professores do Some, em todo o Estado, estão: Reforma das escolas; PCCR unificado e o Pagamento do retroativo do piso desde 2011.
O vereador Dayan Serique, que faz parte da mesa diretora da Câmara, ficou sensibilizado com os relatos dos professores. Segundo o parlamentar, é preciso que medidas sejam tomadas com urgência para evitar que os professores e os alunos sejam prejudicados.
Na audiência, ficou definida a realização de uma sessão especial na CMS, prevista para o dia 19 de novembro, para aprofundar o assunto e encontrar soluções, inclusive na tentativa de incluir, no orçamento municipal, as contrapartidas assinadas com o governo do Estado, como bolsa alimentação, escola com estrutura digna para atender os estudantes e casa para abrigar os professores.

De acordo com os professores, a situação do ensino no meio rural da região Oeste do Pará, funciona de forma precária e, por isso, é necessário que seja feita revisão do convênio entre o Estado e o Município e que ambos assumam responsabilidades com o intuito de cumpri-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário