Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vereador lamenta que estudantes tenham sido lesados por Universidade

Um assunto repercutiu hoje, 10, na sessão da Câmara Municipal: A atuação da universidade Favix (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória) na região Oeste do Pará. Após ter sido alvo de várias denúncias na Procuradoria do Consumidor em Santarém, a Justiça Federal determinou a suspensão imediata dos cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Favix no Pará. O motivo é o mesmo que já levou à suspensão de cursos de outras 12 instituições no Estado desde 2011: falta de credenciamento no Ministério da Educação (MEC) dos cursos promovidos no Estado. Segundo investigações do Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, a Favix só está autorizada pelo MEC a oferecer cursos de graduação em Vitória, Espírito Santo. Apesar disso, denúncias encaminhadas ao MPF registram a promoção de cursos de nível superior pela instituição em municípios paraenses, principalmente no oeste do Estado, nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Óbidos e Juruti.
O vereador Dayan Serique lamentou que mais de quinhentos alunos tenham sido enganados pela instituição.
Segundo o parlamentar, aumentou nos últimos anos o número de pessoas que buscam qualificação profissional com o objetivo de conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho, no entanto, instituições como a Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA e a Universidade Estadual do Pará - UEPA se restringem a oferecer cursos apenas na sede dos municípios, deixando os estudantes das comunidades sem alternativas, principalmente, por conta da distância. “As pessoas querem se qualificar e não se importam em pagar por isso”, afirmou Serique, reforçando que as instituições públicas precisam estar mais presentes na vida acadêmica dos jovens da região.
Em Santarém, a Favix estava atuando em várias comunidades do Lago Grande, Ituqui, Arapiuns e Tapajós.
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
O vereador Dayan Serique (PPS) apresentou hoje, na Câmara Municipal, Moção de Congratulações às Faculdades Integradas do Tapajós - FIT, pelas notas conquistadas nos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enad.
Os referidos cursos obtiveram conceito 4, considerado Muito Bom, em uma escala que vai de 1 a 5.
Dayan Serique aproveita aproveita para parabenizar a direção, os professores e os universitários da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário